Ilumina Turismo

Triângulo Dourado com Khajuraho e Varanasi, Índia

1º dia – DELHI

Chegada a Delhi. Desembarque, recepção e traslado ao hotel escolhido. Dia livre e pernoite.

 

2º dia - DELHI  

Pela manhã, visita aos pontos interessantes da Delhi Histórica em riquexás (bicicletas), passando pelo Red Fort, Jami Masjid, o Memorial Mahatma Gandhi e Chandni Chowk. À tarde, visitaremos o templo Akshardaham o espetáculo da fonte musical. Retorno ao hotel e pernoite.

Red Fort: o mais opulento do Império Mughal. O forte é o símbolo do império de Shah Jehan, poder e elegância, construído no século XVII, atrás de paredes de arenito vermelho.

Memorial Mahatma Gandhi: memorial e símbolo que rende homenagem ao líder mais importante da Índia até a atualidade.

Jami Masjid: é a principal mesquita da Índia. Encomendada pelo imperador Mughal Shah Jahan, o construtor do Taj Mahal, e concluída no ano 1656, é a maior e mais conhecida mesquita no país. Ela está na origem de uma rua muito movimentada na área central de Deli.

Chandni Chowk: o movimentado e colorido mercado da cidade velha, que foi o centro comercial de Delhi no tempo antigo e ganha vida toda manhã.

Akshardaham: O complexo de Akshardaham foi construído em 5 anos, e foi inaugurado dia 6 de Novembro de 2005. Durante esses 5 anos trabalharam na construção cerca de dez mil pessoas. Embora conhecido como Akshardham o nome "oficial" é Swaminarayan Akshardham. A construção foi feita para cumprir o desejo de Brahma Swarup Yogiji Maharaj (líder espiritual) que queria "um templo construído nas margens do rio Yamuna". Seu desejo foi concretizado pelo então atual "chefe" espiritual Pramukh Swami Maharaj. Considerado o maior templo hindu do mundo, sua construção foi feita em mármore branco (reflexo da máxima pureza e da paz duradoura)e arenito rosa (refere ao bhakti, que, no hinduísmo, é partilha, aceitação de uma oferenda). O templo tem 43 metros por 109 de comprimento, além cúpulas perfeitas, torres shikhar, pilar talhados, e 20.000 esculturas de figuras e divindades típicas do hinduísmo, chamadas de murtis. Da sua base de pedra brotam 148 elefantes (Gajendra Pith). O complexo esconde também curiosidades sobre a cultura indiana e no exterior do templo existe a Fonte Musical que, de noite, ganha vida, enche-se de cor e entoa melodias.

 

3º dia - DELHI - JAIPUR

Visita a Delhi Moderna com suas largas avenidas e arquitetura colonial inglesa. Visita a mais atrativos, tais como: a Kutab Minar (Pilar de Ferro), o Mausoléu do Imperador Humayun, e o moderno Templo Birla (a Porta da Índia). Após visitas, traslado até Jaipur (258km em asfalto + estrada de terra - aproximadamente 06 horas). Chegada e acomodação no hotel escolhido. Pernoite.

Kutab Minar: minarete de tijolo mais alto do mundo, e um importante exemplo de arquitetura indo-islâmica. Foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1993.

Mausoléu do Imperador Humayun: construído por volta de 1574 e 1579 a pedido da viúva do imperador indiano Humayun - Hamida Begum - em sua homenagem, o Mausoléu de Humayun é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde o ano de 1993. Imponente, a edificação é toda trabalhada em mármore branco e preto e resguarda os restos mortais do imperador e de sua viúva, além de reunir em seu interior objetos históricos e manuscritos.

Templo Birla: refere-se a diferentes templos hindus ou Mandirs construída pela família Birla, em diferentes cidades. Todos estes templos são magnificamente construídos em mármore branco.

Jaipur: a capital do Rajastão que é conhecida por suas artes e artesanatos, joias, tecidos pintados à mão e esculturas em pedra. É um dos melhores exemplos do Norte da Índia, de uma cidade planejada incorporando o melhor de Rajput e da arquitetura Mughal.

 

4º dia – JAIPUR

Pela manhã, visita ao Amber Fort (15km em estrada de terra - 30min). Para subir até o Forte são usados elefantes elegantemente pintados evestidos com tecido indiano (10min de subida). É necessário chegar cedo e permanecer em fila na espera pelos animais. O lugar na fila não garante a subida no lombo dos elefantes, pois a operação pode ser encerrada após um determinado numero de subida de cada animal. Neste caso, a subida ao forte será remanejada e realizada em jipes. Após o almoço (não incluso) visita ao museu do Palácio da Cidade (City Palace), ao Jantar Mantar e "foto tour" ao Palácio dos Ventos (Hawa Mahal). No final da tarde, um passeio pelos mercados coloridos de Jaipur. Retorno ao hotel e pernoite.

Amber Fort: forte histórico conhecido por seu estilo único, misturando a cultura muçulmana com a hindu. O Palácio dentro do complexo do forte é enorme e repleto de salões, jardins, pavilhões e templos. Apenas um palito de fósforo pode iluminar todo o Salão dos Espelhos.

Museu do Palácio da Cidade: parte do complexo conhecido como City Palace, o museu possui acervo de pinturas em miniaturas, manuscritos, tapetes, trajes reais, armamentos e instrumentos musicais.

Jantar Mantar: observatório astronômico construído pelo Marajá astrônomo Jai Singh II em 1726. Alguns de seus instrumentos ainda hoje são usados para prever a data de inicio e a intensidade das monções e o nível de intensidade do calor durante o verão.

Palácio dos Ventos (Hawa Mahal): ícone da cidade de Jaipur, o Hawa Mahal possui edificação com cinco andares repletos de janelas, com paredes que não ultrapassam 20 cm de espessura. Foi projetado deste modo para que as mulheres do harém pudessem observar o que se passava na rua sem serem notadas. Foi erguido em 1799 pelo marajá Sawaj Pratap Singh e dedicado a Krishna. Visto de longe, assemelha-se a coroa que adorna a cabeça do Deus Hindu.

 

5º dia - JAIPUR – AGRA

Pela manhã, traslado até Agra (285km - aproximadamente 6 horas). No caminho visitaremos a majestosa cidade Fatehpur Sikri. Chegada, acomodação no hotel escolhido e visita ao Taj Mahal. Retorno ao hotel e pernoite.

Agra: localizada às margens do Rio Yamuna, a cidade foi a capital do país nos tempos do Império Mughal, entre os séculos XVI e XVII. Sob a proteção dos imperadores Akbar, Jahangir e Shah Jahan, a cidade floresceu e abrigou a construção de grandiosos fortes, palácios, jardins e mausoléus.

Fatehpur Sikri: fundada pelo imperador Akbar entre os anos de 1571 e 1585, a cidade de Fatehpur Sikri foi capital do Império Mughal por 14 anos, antes de ser totalmente abandonada por falta de água. Hoje se encontra em perfeito estado de conservação e nos dá uma ótima ideia de como era no tempo de sua construção.

Taj Mahal: um dos monumentos mais famosos do mundo, foi construído entre 1630 e 1643 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso mausoléu de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, no ano de 1631, e o Taj Mahal acabou sendo erguido sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

 

6º dia – AGRA

Saída bem cedo, para mais uma visita ao Taj Mahal. Retorno ao hotel para o café da manhã. A tarde, visita ao Agra Fort. Pernoite.

Agra Fort: situado na margem oeste do Rio Yamuna, o forte foi construído pelo imperador Akbar entre 1565 e 1573. Suas fortificações são de arenito vermelho e englobam um complexo de construções de diferentes estilos arquitetônicos.

 

7º dia - AGRA - JHANSI – KHAJURAHO

Café da manhã bem cedo e traslado até a estação ferroviária de Agra para viagem de trem até Jhansi (duração de aproximadamente 2h30). Chegada e traslado (20km em asfalto - 30min) até Orchha. Parada para visita aos Templos. Em seguida, traslado até Khajuraho (170km em asfalto - 3h30). Chegada e acomodação no hotel. À noite, saída para apreciação de show de luz e som (Son-et-Lumière) no grupo ocidental de templos. Retorno ao hotel e pernoite.

Orchha: fundada em 1531, serviu de capital para os reis da dinastina Bundela. Rodeada de mata fechada e pouco visitada por turitas, Orchha guarda uma calmaria quase melancólica e três importantes palácios e templos no interior de sua cidade murada.

Khajuraho: a cidade fundada entre os séculos IX e X pelos governantes da dinastia Chandela (seguidores do Tantrismo), possui grupos de templos declarados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, sendo o maior e mais importante deles o grupo ocidental. Seus templos retratam deuses, animais, guerreiros, donzelas e simbolizam muitas cenas eróticas, característica marcante pela qual os templos ganharam tanta fama.

Son-et-Lumiere: fascinante espetáculo que evoca a história da dinastia de Chandela e traça a história dos templos originais do século X até os dias atuais. Montado no complexo do Grupo Ocidental dos templos, o show de 50 minutos é apresentado todas as noites em hindu e em Inglês.

 

8º dia - KHAJURAHO / VARANASI

Pela manhã, visita aos famosos Templos de Khajuraho. À tarde, traslado (5km em asfalto - aproximadamente 20min) ao aeroporto de Khajuraho para embarque com destino a Varanasi. Desembarque, recepção e traslado ao hotel escolhido. À noite, saída de barco para prestigiar uma cerimônia tradicional de oferenda Aarti (ritual de orações Hindu) às margens do rio Ganges. Retorno ao hotel e pernoite.

Varanasi: também conhecida como Kashi (Cidade da Luz) ou Benares, Varanasi cresceu às margens do Rio Ganges, tornando-se a cidade mais sagrada da Índia, repleta de tradições espirituais e religiosas.

Rio Ganges: apesar de existirem mais de 700 templos em Varanasi, nenhum é mais sagrado do que o próprio rio. Acredita-se que o Ganges, venerado como uma deusa viva, tem o poder de purificar todos os pecados cometidos. Escrituras hindus recomendam banhos diários em suas águas. Ao longo do trecho que margeia a cidade de Varanasi, há centenas de Ghats (degraus), aonde a população se reúne para as cerimônias, oferendas, rituais etc.

Aarti (The Varanasi Ganga Aarti): ritual de saudação ao rio que acontece diariamente, ao nascer e ao pôr do sol no sagrado Dasaswamedh Ghat próximo ao Templo Vishwanath. Lamparinas são oferecidas e sinos soam enquanto se entoam os mantras sagrados. O cheiro inebriante do sândalo permeia o ar.

 

9º dia - VARANASI

Saída prevista às 05h30 para passeio de barco pelo Ganges. Neste horário, os templos e construções das margens do rio são banhados pela luz do amanhecer e as pessoas começam sua rotina no rio, lavando roupas, praticando yoga, fazendo suas oferendas... No retorno, passada pelo mercado local e visita ao Templo Vishwanath. Retorno ao hotel para café da manhã. Em horário determinado, saída para visita a Sarnath. Retorno a Varanasi e pernoite.

Templo Vishwanath: coroado por 750 kg de ouro, é o mais sagrado dos santuários dedicados a Shiva.

Sarnath: tão sagrado para os budistas quanto Varanasi para os hinduístas, Sarnath é um grande centro budista, onde Buda fez seu primeiro sermão após atingir a iluminação. O complexo abriga templos, mosteiros e um museu que conta com uma grande gama de artigos budistas (o museu fecha às sextas)

 

10º dia - VARANASI / DELHI

Café da manhã e no momento apropriado traslado ao aeroporto para embarque com destino a Delhi. Restando do dia livre

 

11º dia -  DELHI / BRASIL

Café da manhã e no momento apropriado traslado ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil.

 

Inclui:

- hospedagem com café da manhã;

- traslados privativos compartilhados para nossos clientes, em carro com ar condicionado e acompanhamento de motorista falando língua inglesa;

- passeios em serviço privativo compartilhado para nossos clientes, conforme descritos no roteiro com acompanhamento de guia de cada atrativo falando espanhol.

- todas as entradas dos monumentos visitados durante o roteiro;

- refeições mencionadas no roteiro;

 

Informações Importantes

Obs: O Red Fort e o templo Akshardaham (Delhi) fecham às segundas feiras.

Obs: O Taj Mahal fecha às sextas feiras.

Obs: de acordo com a malha atual da cia aérea, o voo Khajuraho / Varanasi não está operando às Quintas e Sextas.

Olá, deixe seu comentário para

Triângulo Dourado com Khajuraho e Varanasi, Índia